29 agosto 2010

Independência do Brasil- história e atividades

Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia. Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros. D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.



Sequência didática e a Interdisciplinaridade na Educação Infantil

A educação infantil não é somente para brincar com intenção de recreação e, sim trabalhar o lúdico com intuito de preparar a criança para alfabetização.
Assim, trabalhar com sequência didática e a interdisciplinaridade auxilia na organização gradual da aquisição do conhecimento, partindo do que os alunos já sabem sobre determinado conteúdo para o que ele poderá dominar.
Deixarei uma bre ve definição do tema e uma sequência que trabalhei com a minha turma com o conto da Dona Baratinha.
Sequência Didática é um conjunto de atividades ligadas entre si para ensinar determinado conteúdo, sua duração pode ser de dias ou semanas.
Interdisciplinaridade é a interação entre dois ou mais eixos curriculares, num processo simples que não precisa necessariamente compartilhar do mesmo objetivo, conteúdo, estratégia e avaliação.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTO "DONA BARATINHA"


1ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Identifique a palavra BARATINHA

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de personagens


TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ligue as palavras que iniciam com o mesmo som da palavra BARATINHA

NATUREZA E SOCIEDADE
Moradia dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Recorte e colagem da letra B

ARTES
Confecção de dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Leitura por ajuste da música que a BARATINHA canta

NATUREZA E SOCIEDADE
Características dos animais (pelos e penas)

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome dos animais com alfabeto móvel

ARTES
Confecção de dedoches

2ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome de alguns personagens

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Pintar a personagem seguindo a indicação numérica das cores

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Inicial do nome das personagens e completar as letras que faltam.

NATUREZA E SOCIEDADE
Alimentação dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Perceber as semelhanças e diferenças na escrita de alguns personagens (gato, rato, pato)

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de letras do nome das personagens

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Acróstico com a palavra BARATINHA (atividade coletiva)

ARTES
Confecção de dedoches

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história : pinte o que o gato fez.

NATUREZA E SOCIEDADE
Como nasce os animais

3ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: desenhe o que o bode foi fazer

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Muito/Pouco
(quantidade de letras no nome das personagens)

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Texto enigmático

NATUREZA E SOCIEDADE
Locomoção dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Montar a lista de convidados para o casamento

ARTES
Finalização dos dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: Pinte com quem Dona Baratinha casou.

MÚSICA
Cantar a música da história com a voz alta/baixa/ devagar/rápida

SEXTA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Dramatização da história

ARTES
Assistir o vídeo do conto










Fico feliz quando leio seu recadinho...