21 setembro 2010

Teatro: A árvore e o animais

Estou ensaiando esse teatrinho para apresentar na festa da primavera da escola em que trabalho. É bem simples, as crianças memorizam com rapidez.

Era uma vez uma pequena sementinha que plantaram no meio do jardim.
E recebeu... água ... luz e calor do Sol. A sementinha foi crescendo, crescendo... e brotou debaixo da terra onde encontrava, se transformando.
O tempo foi passando e aquela plantinha estava crescendo demais. Foi ficando tão grande que se transformou numa frondosa árvore.
ÁRVORE: Boa tarde!
ANIMAIS: Boa tarde, senhora árvore!
ÁRVORE: Por que vocês estão tão contente?
ANIMAIS: Porque estamos homenageando uma grande amiga.
ABELHINHA: Ela deixa os passarinhos fazer os ninhos.
BORBOLETA: É gostoso respirar o perfume de suas flores.
FORMIGA: É tão bom ver o vento balançar os seus "cabelos".
ANIMAIS: Sabe de quem estamos falando?
ÁRVORE: Não, não.
ANIMAIS: Você, querida árvore!
                  Viva árvore!

(Os animais farão uma roda em volta da árvore e dançaram a música "Ciranda dos bichos"- Palavra Cantada)

20 setembro 2010

Relatório de desenvolvimento do aluno

 Está chegando final de mais um bimestre e, para nós professores o momento de redigir os relatórios individuais de nossos alunos.


Com intuito de ajudar, deixarei a seguir algumas sugestões de termos e aspectos (encontrei na net ) que poderão auxiliar nesse trabalho.

Aspectos a serem observados nos diferentes eixos curriculares:

Comportamento social:

Relaciona-se com colegas, professores e demais funcionários da escola nas diversas situações do dia-a-dia;

Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);

Como soluciona os conflitos (com autonomia, de forma pouco amigável, com insegurança etc.);

Apresenta cuidado com os objetos pessoais;

Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se, pede licença...);

Participa da roda de conversa;

Como é a linguagem oral apresenta (clara, objetiva, infantilizada, com trocas fonéticas...);

Manifesta autocontrole (espera sua vez, sabe ouvir...).

Experiências criadoras:

Manifesta interesse por música, artes, recreação e interesse por histórias (fábulas, contos, etc.).

Discriminações:

Apresenta desenvolvimento (auditivo,visual, tátil, gustativo e olfativo) esperado;

Habilidades Psicomotoras:

Possui capacidade de vestir-se e despir-se sozinho (a) e vai ao banheiro sozinho (a);

Observa os limites nos contornos e figuras;

Apresenta desenvolvimento psicomotor.

Desenvolvimento Cognitivo:

Como é seu desenvolvimento em...?

Linguagem Oral e Escrita (Português)

Conhecimento Matemático (Matemática)

FONTE: Alecrin Consultoria Educacional – Semana Pedagógica / 2008


05 setembro 2010

Dia da árvore e atividades

           O primeiro Dia da Árvore foi celebrado no dia 10 de Abril de 1872 em Nebraska, EUA.

           O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores nesse Estado. Em homenagem ao seu impulsionador, J. Morton. o dia da Árvore é comemorado nos EUA aos dias 22 de de Abril.

            Em Portugal, o Dia da Árvore comemora-se com a chegada da Primavera, no dia 21 de Março.

            Com a chegada da Primavera, as flores desabrocham e as árvores parecem abrir os galhos, como se fossem braços para receber a luz do sol. Tudo se transforma num mundo de cores. As planta ficam viçosas, a relva verde e o céu azul. É o anúncio da chegada da Estação das Flores.

 


 






Fico feliz quando leio seu recadinho...