Carnaval "nasceu" muito longe do Brasil
O Carnaval é uma grande festa que toma conta do Brasil durante quatro dias - época em que as pessoas aproveitam para usar máscaras, enfeites bem coloridos, plumas, paetês, muita maquiagem e roupas extravagantes que não usariam no dia-a-dia. Brincar Carnaval é um costume tão antigo que nem é possível definir quando surgiu. Na verdade, ele é uma mistura de costumes de muitos povos.
O princípio do Carnaval pode estar nas celebrações dos povos da Antigüidade (Grécia, Roma, Egito). Depois, a festa ganhou força na Europa (principalmente na Itália, na cidade de Veneza) e veio para o Brasil com os colonizadores. Aqui, a folia cresceu, se misturou à cultura dos escravos vindos da África e tornou-se a maior festa popular do País e, certamente, uma das maiores do mundo.
O costume de usar fantasias também vem de muito longe. Os povos antigos usavam máscaras e enfeites nas festas em homenagem aos deuses. Na Europa, tornaram-se comuns os bailes de máscaras, onde todos os convidados tinham o rosto coberto. No Brasil, a elite também organizou bailes de máscaras e o povo levou a festa para as ruas, com blocos, sociedades carnavalescas e depois, escolas de samba com suas fantasias luxuosas e decorações exuberantes.
Atualmente, nosso país comemora o Carnaval com vários ritmos como: Afoxé e Axé (Bahia), Samba-enredo e Marchinhas (Rio de Janeiro), Toada (Maranhão e Amazonas), Frevo e Maracatu (Pernanbuco).