As atividades propostas aqui poderão se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
O trabalho diário com o calendário proporciona aos alunos:
O aprendizado do funcionamento do Sistema decimal e a utilização dos números em diferentes contextos;
Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário (Sistema de medida de tempo); Discriminar a sucessão e a duração do tempo através da contagem e sequência dos dias das semanas e dos meses;
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo;
Localização e leitura, interpretação de informação matemática.
Sugestão de atividades com esse instrumento de medida:
Apresentação do calendário. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber o dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, registre a data perguntando as crianças que algarismos é necessário para formar a respectiva data, exemplo hoje é dia 14 quais algarismos escrevermos;
No início do mês além do algarismo é necessário escrever o nome do mês, o ano e os dias da semana;
MÊS: ANO:
DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
Num determinado dia, registre com as crianças os aniversários do mês;
Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um;
JANEIRO
DIA - NOME - IDADE
Com o quadro pronto você propor questões como “quantas crianças fazem aniversário no mês de março?” “qual o mês tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?”
Escolha cores para identificar atividades e acontecimentos (feriados, passeios, festas) importantes para turma;
Propor situações – problema como: “Quantos dias faltam para o passeio no jardim zoológico” “Vocês já sabem ensaiamos todas as terças–feiras. Então, “quantos dias teremos para ensaiar a quadrilha?” “Propor que seus alunos observem a lua durante certo período e marquem no calendário a data em que ela muda de fase” ou “Como está o tempo”;
Ou situações-problema como: “Se dia 6 de março é uma segunda feira, que dia foi a segunda-feira anterior?” “Se dia 27 de setembro foi uma terça-feira, que dia será a terça-feira posterior?”
Ao confeccionar o calendário as crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação, suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês, etc.). Exemplo: Por que a tabela começa sempre com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali?
Para essa reflexão propor algumas questões: “Quantos dias tem uma semana?” “Quantos semanas tem um mês?” “Quantos dias tem cada mês?” “ Quantos meses tem um ano?” “ Quais meses tem 30 dias e quais tem 31?” “E fevereiro, quantos dias tem?” “Quantas semanas tem um ano?”
Explique por que de 4 em 4 anos o mês de fevereiro tem 29 dias, nos anos chamados bissextos. Paralelamente à construção do calendário, sugira a construção de uma tabela indicando o número de dias de cada mês:
MÊS/DIAS 28 30 31
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
FONTE: HTTP://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo...
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