Apresentação da Unidade I
Nesta unidade,
buscaremos, refletir sobre alguns princípios gerais que consideramos
fundamentais para orientar o trabalho docente: ter conhecimento de nossos
compromissos com os alunos, planejar a prática docente e estratégias a serem
utilizadas.
Objetivos da 1ª parte da Unidade 1
§Entender a concepção
de alfabetização na perspectiva do letramento;
§Aprofundar a
compreensão do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição
de Direitos de Aprendizagem e de desenvolvimento nas áreas da leitura e da
escrita.
Aprofundando o Tema
Ponto de partida:
currículo no ciclo de alfabetização
Telma Ferraz Leal e
Ana Lúcia Guedes Pinto
O que é Currículo?
•Um conjunto de
intenções educativas e um conjunto de
diretrizes pedagógicas que se articulem para orientar a organização e o
desenvolvimento da prática educativa.
•É construído
coletivamente pelos professores, por meio de negociações constantes, devendo
garantir o acesso à cultura escrita a todos que frequentam.
(pag. 06)
Semelhanças nos Currículos regionais
•Favorecer desde o
início da escolarização, a aprendizagem de leitura e produção de textos.
•Elaboração dos
Direitos de aprendizagem.
Como organizá-lo?
•É preciso organizá-lo
com base nos direitos de aprendizagem, garantindo auxílio para cada escola em
ter uma ação mais inclusiva atendendo a todos em sua especificidade.
•Requer do professor
uma ação cuidadosamente planejada e que necessita de avaliação frequente para
que seja possível re-encaminhamentos que propiciem a
inclusão juntamente à garantia do ensino da leitura e da escrita.
(pag. 08)
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