05 fevereiro 2011

Atividades para primeiro dia de aula

O LAGO DE LEITE

OBJETIVO: Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo. O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo.

DESENVOLVIMENTO: Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?

Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com im recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.



DA CONFUSÃO À ORDEM

OBJETIVO:Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO: Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.



ÁRVORE DOS SONHOS

OBJETIVO: Elaborar as regras de convivência da turma

DESENVOLVIMENTO: Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever a pergunta “Minha turma” Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever o que espera que "aconteça de melhor" em relação ao assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.



MEU NOME É...

OBJETIVOS: Reconhecer seu próprio nome; descrever suas preferências.

DESENVOLVIMENTO:Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.


BRINCADEIRA DAS BEXIGAS

OBJETIVO: Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo.

MATERIAL: Rádio e bexigas

DESENVOLVIMENTO: Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.

Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.

No início será fácil, mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.

Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.

Fonte: http://coelhodacartola.blogspot.com



INVENTAR EXPRESSÕES FACIAIS

OBJETIVO: Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.

DESENVOLVIMENTO: Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?

As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres (saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.



A CAIXA MÁGICA

OBJETIVO: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.

DESENVOLVIMENTO: As crianças ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "Abri a caixa e dela saiu ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fechei a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc.

Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura



OS ANIMAIS NA CLASSE

OBJETIVOS: Desenvolver a discriminação auditiva e atenção

DESENVOLVIMENTO: As crianças sentam-se em círculo na sala.

Cada uma tem que escolher um nome de um animal.

O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais.

Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o tenha escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"cachorro", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Au – au - au!" e assim por diante.

Fonte: ABEC



ABRAÇOS MUSICAIS

OBJETIVO: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.

MATERIAL: Um aparelho de música ou um instrumento musical.

ORDEM DE PARTIDA: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

DESENVOLVIMENTO: Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.

Fonte: ABEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fico feliz quando leio seu recadinho...