02 fevereiro 2011

DIAGNÓSTICO OU SONDAGEM DE APRENDIZAGEM


É conhecer o que os alunos sabem de determinado conteúdo ou disciplina.
Em Língua Portuguesa fazemos a sondagem individualmente, porém antes elaboramos com o grupo a ser diagnosticado uma lista de palavras de um determinado campo semântico, exemplo: animais (elefante, girafa, onça, rã).
Dessa lista serão escolhidas quatro palavras: uma polissílaba, trissilaba, uma dissilaba, uma monossílaba e uma frase.
As palavras serão ditadas pelo professor (sem dividi-las em sílabas), o aluno escreverá e o professor solicitará a leitura (a criança mostrará com o dedo o que escreveu), em seguida o professor registrará a forma como o aluno leu (global ou silabicamente).

Objetivos da sondagem:
  • Descobrir o conhecimento das crianças sobre a escrita.
  • Organizar e planejar a prática pedagógica, propondo situações de aprendizagem capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças.
Exemplos de lista de palavras:

Aniversário (brigadeiro, palhaço, bolo, pão);

Alimentos (beterraba, alface, arroz, mel);

Corpo humano  (sobrancelha, joelho, braço, pé);

Meios de transporte (helicóptero, caminhão, carro, trem).

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